Prefeitura de Niterói inaugura Médico de Família no Fonseca com presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade

Na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Niterói inaugurou o módulo do Programa Médico de Família do Bernardino, no Fonseca, zona norte da cidade. O investimento para as obras na unidade, que foi inaugurada em 2011 e atende mais de 5 mil pessoas, foi de cerca de R$ 350 mil. O evento contou com a presença da Ministra de Saúde, Nísia Trindade.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou a importância do Programa Médico de Família para a cidade.

“O Médico de Família foi um grande avanço e um grande legado de Niterói para o Brasil, porque começou aqui e foi para outras cidades, estados e até mesmo como modelo para as políticas públicas nacionais. Esse ano, Niterói completa 450 anos e estruturamos o maior ciclo de investimentos para a cidade. Na área da saúde, teremos a implantação de novas unidades, a recuperação de praticamente todas as unidades do médico de família, modernização e digitalização de todos os nossos procedimentos. Quero ressaltar que prezamos muito essa relação institucional porque quando as instituições trabalham juntas o resultado é muito melhor e quando as instituições disputam, quem perde é a população”.

O ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, destacou a transformação que Niterói passou nos últimos anos.

“Quero fazer um registro, nesses últimos 10 anos, nós transformamos Niterói. Pegamos, em 2013, uma cidade quebrada, endividada, sem projeto estratégico e com seu orgulho ferido. Hoje temos a primeira cidade com Tripleway no Brasil (brAAA – na escala global, o melhor índice entre as avaliações públicas realizadas pela agência internacional de classificação de risco Standart & Poor’s para manter o grau de investimento), uma cidade que tem projeto estratégico e orgulho resgatado. É muito simbólico a gente receber na nossa cidade a primeira ministra mulher do Ministério da Saúde, uma pessoa com apreço pela ciência, profissional de saúde, sanitarista e que participou da implantação do projeto do Wolbachia em Niterói que hoje tem os melhores resultados no combate à dengue no país”.