Carnavalescos recebem homenagem na Prefeitura de Niterói

O carnaval foi o motivo que levou dois cidadãos a receberem homenagens nesta terça-feira (9), na Prefeitura de Niterói. O niteroiense Gabriel Haddad e o paranaense Leonardo Bora foram agraciados com o Título de Cidadão Benemérito e o Troféu Ismael Silva pelo vereador Marcos Sabino. Os carnavalescos fizeram história com passagens por tradicionais escolas de samba de Niterói como Cubango, Sossego e Viradouro.

As condecorações foram entregues no gabinete pelo prefeito da cidade, Axel Grael.

“É uma justa homenagem para duas personalidades importantes da cultura e do carnaval. A gente vê, na própria fala deles, como eles associam muito o vínculo deles com Niterói, com o trabalho cultural e artístico que eles fazem. Eles são campeões do carnaval e é justo que a gente homenageie pessoas que tenham essa trajetória”, disse o prefeito.

Também estavam presentes, o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, a secretária de Governo, Rubia Secundino, e o presidente da Neltur, André Bento.

O vereador Marcos Sabino, autor das homenagens no Legislativo, também é artista e destaca a importância da cultura.

“Homenagear o Gabriel é uma coisa muito afetiva porque eu o conheço há muitos anos, o vi começando nas escolas de samba aqui. Depois acompanhei essa importante participação dele com o Leonardo na Grande Rio. Então, resolvi fazer essa homenagem por tudo que representam para o carnaval brasileiro. Como artista da cidade também tive essa honra e sei da importância de criar esse link, essa aproximação mais viva e mais latente deles com Niterói. A cidade ganha com essa homenagem. A população vai poder conhecê-los mais e vai se sentir muito orgulhosa”, contou Sabino.

Gabriel Haddad é pesquisador e carnavalesco. Natural de Niterói, ele recebeu o título de Cidadão Benemérito. Em 2022 foi campeão carioca pela Acadêmicos do Grande Rio, escola de Duque de Caxias, ao lado de Leonardo.