Moeda Social Arariboia bate a marca de R$ 50 milhões em vendas

A Moeda Social da Prefeitura de Niterói completou, nesta segunda-feira (20), R$ 50.009.107,21 em vendas em Arariboia, injetados diretamente na economia da cidade. O programa de transferência de renda permanente está perto de chegar à marca das 700 mil transações realizadas nesses cinco meses de circulação nos comércios de Niterói. A moeda social é uma aposta do governo municipal na retomada econômica e no auxílio da população em vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária é a responsável pela gestão do programa, que foi lançado em janeiro deste ano.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressalta que a Moeda Social Arariboia fortalece a economia da cidade.

“Os números provam que a Moeda Arariboia cumpre importante papel no sustento das famílias niteroienses que mais precisam e no apoio a milhares de empresas e pequenos empreendedores, garantindo emprego e renda, sobretudo nas regiões mais vulneráveis da nossa cidade. Uma política pública consistente, que gera resultado para quem recebe o cartão e para o comerciante que atua dentro das comunidades. Avançaremos transformando vidas, através do desenvolvimento econômico, com sustentabilidade e justiça social”, destaca o prefeito.

A Moeda Social nasceu com a ideia de combater as desigualdades sociais, fomentar o desenvolvimento econômico e social das comunidades e estabelecer meios para atingir a erradicação da pobreza e a geração de emprego e renda para as camadas mais carentes do município.

Elton Teixeira, secretário de Assistência Social e Economia Solidária, reforça que o programa ajuda muitas famílias e alavanca os comércios comunitários.

“O programa beneficia 31 mil famílias em vulnerabilidade social de Niterói todos os meses. Com ele, ganha quem mais precisa de ajuda e ajuda no desenvolvimento do comércio local, principalmente dentro das comunidades. A Moeda Social Arariboia já é uma realidade em Niterói e tem servido de inspiração para outros municípios”, analisa o secretário.

A Moeda Social Arariboia foi lançada em novembro de 2021 e teve seu primeiro crédito no mês de janeiro/22, quando foi implementada. O programa beneficia famílias que estão cadastradas no CadÚnico e que fazem parte do recorte de renda que as classifica como em situação de vulnerabilidade ou extrema vulnerabilidade.