Prefeitura de Niterói lança nova fase do Programa Escola da Família

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quarta-feira (01), a segunda fase Programa Escola da Família: promovendo práticas parentais com afeto, sem violência e a formação parental dos profissionais. Através do programa, cerca de 500 profissionais de Saúde serão capacitados em práticas de educação não violenta e organizarão encontros e rodas de conversa sobre o tema com as gestantes atendidas pela Rede Municipal. As gestantes que participarem do Ciclo de Práticas Educativas de Formação Parental e cumprirem os critérios estabelecidos na Lei nº 3.683/2022, receberão o Incentivo ao Pré-Natal Seguro, no valor de R$ 1 mil.

O Programa Escola da Família é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e integra o Pacto Niterói Contra a Violência e o projeto Niterói 450 anos.

“Nosso governo é de realizações e de entregas. A equipe do Pacto Niterói Contra a Violência se relaciona com todos os segmentos da Prefeitura. Tenho certeza que, como outros projetos que saíram do papel e foram para prática, seremos modelo para outras cidades. Niterói é uma referência”, disse o vice-prefeito, Paulo Bagueira, que esteve no lançamento representando o prefeito Axel Grael.

As gestantes participarão de grupos com aproximadamente 15 pessoas, incluindo pais e cuidadores. Serão realizados oito encontros semanais ou de acordo com a particularidade de grupos específicos.

“É importante destacar que nosso compromisso é com a vida que surge desde a concepção. A inspiração para o programa surgiu a partir do nosso diagnóstico da violência onde identificamos que a maioria de nossas crianças, de zero a dois anos, eram vitimizadas por suas próprias famílias. Esse dado nos fez rever toda nossa posição e pensar que programas seriam necessários para fortalecer a proteção da vida na nossa cidade e esse olhar precisa passar pela mulher, pela gestante”, contou Graça Raphael, coordenadora do Pacto Niterói contra a Violência.