Prefeitura de Niterói faz recapeamento de ruas no Fonseca

A Prefeitura de Niterói recebe, nesta quinta-feira (20), uma equipe formada por representantes da Rede Cuca, um centro de políticas públicas de proteção social e oportunidades para jovens da Secretaria Municipal da Juventude da Prefeitura de Fortaleza. Os integrantes da Cuca estão no estado do Rio de Janeiro para participar do 3º Congresso Internacional em Humanidades Digitais, que vai do dia 16 a 20 de abril, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a UniRio, na Urca. Como parte da viagem, irão visitar espaços que promovem cultura, esporte, literatura e arte para a juventude, como a Biblioteca Nacional e a Rede de Bibliotecas Parque, na cidade do Rio de Janeiro e o Parque Esportivo do Caramujo, a Biblioteca Parque de Niterói, o Museu Janete Costa, o Parque Rural de Niterói, a Secretaria do Clima, o Espaço Nova Geração e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, em Niterói.

“Em Niterói, estamos num momento de fortalecimento das políticas públicas voltada à juventude. Trocar experiências com uma entidade tão estruturada e essencial como é a Rede Cuca, da Secretaria Municipal de Juventude de Fortaleza, será enriquecedor para nossa gestão e cidade”, celebra Luisa Assumpção, coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói.

Fundada em 2009, a Rede Cuca conta com cinco Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte. Cada equipamento possui uma infraestrutura que conta com salas multiuso, estúdios de rádio, música, TV e fotografia, salas de artes cênicas, teatro, cinema, ginásio poliesportivo, piscinas semiolímpica e infantil, quadra de areia, salas de artes marciais e biblioteca. Todas as ações são gratuitas e voltadas a jovens de 15 a 29 anos e suas famílias.

É a primeira vez que os integrantes visitam Niterói. O diretor de Artes, Biblioteca e Cultura da Rede, Roberto Viana, enfatiza a importância desse intercâmbio.

“Os projetos executados em Niterói são sempre lembrados como referência no desenvolvimento das políticas públicas que contemplam a juventude. Nossa missão na cidade é aprender e estabelecer parcerias com os órgãos municipais”, destaca Roberto Viana.