SEMUG – Governo

Exposição “Presença D’Elas: a Potência da Mulher Preta” é vandalizada e fotos são arrancadas das galerias ao ar livre

A quinta-feira começou com uma triste imagem de raiva e preconceito. Cinco painéis da exposição “Presença D´Elas: a Potência da Mulher Preta”, foram rasgados e arrancados das colunas de prédios na Avenida Amaral Peixoto, uma das principais vias de Niterói. A exposição, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado na última terça-feira (25), contava com fotos de 23 mulheres negras, captadas pelo olhar da fotógrafa Lilo Oliveira. Em poses empoderadas, essas mulheres foram retratadas com acessórios dourados, em um resgate à beleza e imponência do legado afro na cultura brasileira.

O crime foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres pretende repor as fotos arrancadas na manhã do próximo sábado. As câmeras da Prefeitura de Niterói, instaladas no local, são direcionadas para a rua e não flagraram a ação. A Prefeitura está verificando junto aos estabelecimentos comerciais da região se há imagens que tenham registrado o vandalismo.

“A intolerância e o racismo não permitem que celebremos a presença e a beleza da mulher preta. É justamente o que queremos combater com essa exposição. Vão vandalizar? Vamos recolocar novamente as fotos! A exposição ‘Presença D´Elas: a Potência da Mulher Preta’ já está cumprindo o papel de resistência e de revelar o quanto ainda precisamos avançar. Ela vai permanecer na rua para que cada menina negra se reconheça nessas fotos e reconheça a potência que habita dentro dela”, destaca Fernanda Sixel, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, da Prefeitura de Niterói, responsável pela exposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support