SEMUG – Governo

Codim celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Nesta terça-feira dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para celebrar a data, a Coordenadoria de Direitos e Políticas das Mulheres da Prefeitura de Niterói, a Codim, lançou a exposição “Presença D’Elas: a Potência da Mulher Preta”, na Academia Fluminense de Letras, dentro da Biblioteca Parque, no centro de Niterói. O evento contou com a presença de diversas autoridades como a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, representando o prefeito de Niterói, Axel Grael; a coordenadora da Codim, Fernanda Sixel; o secretário de Educação, Bira Marques; a coordenadora do MACquinho, Walkíria Nictheroy; o presidente da Fundação de Artes de Niterói, FAN, Fernando Brandão; a procuradora do Ministério Público, Carla Araújo, entre outras autoridades.

A exposição conta com fotos de 23 mulheres captadas pelas lentes da fotógrafa Lilo Oliveira. Assim como ela, toda a equipe técnica é formada por mulheres negras. Desde 2018, o município instituiu, por meio da lei 3380, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha no calendário oficial da cidade. Este ano, a celebração foi marcada pela exposição ao ar livre, em painéis nas colunas de prédios na Avenida Amaral Peixoto, uma das principais vias de Niterói.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, ressaltou a importância da exposição. “O processo de confecção das fotos foi todo executado por mulheres negras. Vemos aqui não só a beleza, mas a excelência no fazer. Percebemos que, durante muito tempo, construímos a história do feminismo pautado na mulher branca. Isso ainda é um debate a ser enfrentado e se faz muito urgente. Em Niterói, temos muito orgulho de estarmos construindo juntos uma nova realidade, porque a pauta da mulher não é só da Codim, ela é transversal e deve ser discutida em conjunto com os outros órgãos municipais. A nossa proposta é que cada menina que passe pela avenida Amaral Peixoto se reconheça em cada uma destas mulheres e saia dali com a certeza que ela é maravilhosa”, destaca Fernanda Sixel.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support