Prefeitura de Niterói participa do Fórum da Juventude da ONU

A Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, vai participar do Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 25 e 27 de abril. O evento vai reunir jovens participantes de organizações da sociedade civil, parlamentares e gestores municipais e estaduais de juventude.

Neste ano, o ECOSOC Youth Forum de Nova York, nome em inglês do evento, tem como tema “Acelerando a recuperação da Covid-19 e a plena implementação da Agenda 2030 com e para a juventude”. Foram convidados para o encontro todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas.

São muitas as preocupações e urgências hoje das juventudes em Niterói, no Brasil e no Mundo. A importância de espaços como a do ECOSOC Youth Forum é o intercâmbio de realidades e experiências ao redor do mundo e promoção de ações colaborativas, sobretudo, nos temas que impactam a vida cotidiana das juventudes, como as desigualdades socioeconômicas e a justiça climática”, destaca Luisa Assumpção, coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Niterói.

O ECOSOC Youth Forum é uma iniciativa anual do presidente do Conselho Econômico e Social da ONU, que evoluiu para uma plataforma de participação social, onde os jovens de todo o mundo podem contribuir para discussões políticas nas Nações Unidas por meio de suas ideias, soluções e inovações coletivas. O evento também contará com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; e do secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso; do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, além da Coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói, Luisa Assumpção.

Uma das principais entregas do encontro deste ano são os esforços centrados na construção de um documento com diretrizes e demandas conjuntas do grupo para o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) e para a Cúpula dos ODS, que ocorrerá em setembro, quando países do mundo todo revisarão o progresso da Agenda 2030.