Prefeitura de Niterói inaugura radar meteorológico de grande precisão

A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta segunda-feira (6), o novo radar meteorológico Banda X. O equipamento é ultramoderno e possui cobertura com raio de 100 km que permitirá que a cidade e os municípios vizinhos que estão dentro da área de abrangência realizem o monitoramento meteorológico em tempo real. O radar será fundamental para o monitoramento das chuvas intensas que possam atingir áreas críticas do município. Niterói é o primeiro município a adquirir esse equipamento para utilização da Defesa Civil.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, explicou que, desde 2013, o governo vem investindo em equipamentos e estrutura da Defesa Civil municipal para tornar a cidade cada vez mais resiliente.

“Desde 2013, a gente vem aprimorando a nossa área de resiliência e Defesa Civil. Contratamos mais gente, demos a prioridade para a área de Geotecnia e investimos em obras de contenção das encostas. Atualmente, temos 87 obras de contenção de encostas acontecendo ao mesmo tempo, após a contratação de um mapeamento de riscos geotécnico da cidade que avaliou caso a caso e concentrou como prioridade as partes mais vulneráveis socialmente da cidade. Isso é proteger a cidade como um todo e pensando naquelas pessoas que estão em situação de risco. Hoje estamos iniciando a operação desse radar meteorológico e teremos a ferramenta mais moderna do país à nossa disposição. Poderemos verificar a chegada de chuvas a 100 km daqui. Quanto mais pudermos antecipar as medidas preventivas e mobilizar as equipes, melhor”, conclui Axel.