SEMUG – Governo

Prefeitura de Niterói lança cartilha de acolhimento a migrantes da cidade

A Prefeitura de Niterói vai lançar, nesta segunda-feira (20), uma cartilha de acolhimento para migrantes na cidade. O evento, que vai marcar o Dia Internacional do Refugiado, acontecerá no auditório do Caminho Niemeyer, às 13h. O documento conterá informações como como orientação sobre documentos, direitos econômicos e sociais presentes no país, revalidação de diplomas, como agir em casos de violência e a possibilidade de assistência jurídica gratuita.


A cartilha foi elaborada pela equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH). Para o secretário Rafael Adonis, o documento será um marco para inclusão de migrantes e refugiados aos serviços públicos da cidade.


“Esta cartilha é resultado de um processo de construção para fomentar a verdadeira inclusão destas pessoas aos serviços públicos de Niterói. A cartilha vai nos ajudar a ter uma melhor abordagem e comunicação na acolhida e demonstrar, para os migrantes e refugiados, que Niterói é uma cidade inclusiva”, ressalta o secretário.


A cartilha traz informações sobre acesso à documentação, direitos econômicos e sociais presentes no país, revalidação de diplomas, como agir em casos de violência e a possibilidade de assistência jurídica gratuita e destaca assuntos importantes como atendimento nos postos de saúde e atrações turísticas de Niterói.


Além do lançamento da cartilha, a programação do Dia Internacional do Refugiado conta ainda com uma homenagem a refugiados, uma apresentação cultural do artista de Gana, Trevor Gudkid, e uma palestra sobre Direitos Humanos, Refúgio e Migração, com o professor Thiago Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A SMDH também vai lançar uma pesquisa que pretende mapear, quantificar e classificar todos os migrantes e refugiados residentes em Niterói.


A cartilha e todas as atividades relacionadas à data fazem parte do trabalho desenvolvido por profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento a Migrantes e Refugiados, Moïse Kabagambe, que funciona desde março na Casa dos Direitos Humanos. O Núcleo, criado em novembro do ano passado, já realizou atendimentos a migrantes e refugiados de países como Costa do Marfim, Gana, Haiti, Rússia, Senegal e Venezuela. De acordo com dados do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (Cáritas), Niterói tem mais de 2 mil refugiados residentes na cidade.

Todo o trabalho de elaboração da cartilha e do evento conta com o apoio de estagiários e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilassale RJ), que atuam com a supervisão da equipe da Secretaria de Direitos Humanos de Niterói, no atendimento a vítimas de diversas violações.


Para informar casos de violações de direitos humanos, a população pode entrar em contato com o Zap da Cidadania, de segunda a sexta, de 09h às 18h, pelo (21) 96992-9577, ou se dirigir a Casa dos Direitos Humanos, na Rua XV de Novembro, 188 – Centro, Niterói/RJ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support