SEMUG – Governo

Exposição retirada pelo Plaza Shopping após ataques homofóbicos será doada a Niterói e deverá circular pela cidade

Em encontro realizado na última quarta-feira (15), o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, e o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão, receberam o artista plástico Diego Moura e o produtor e comunicador Ricardo Rigel, acompanhados do diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Victor De Wolf, e do subsecretário da Coordenadoria Municipal de Diversidade e Combate à Intolerância Religiosa (CODIR), Felipe Carvalho.

Diego Moura é artista visual reconhecido nacional, e criador da exposição “o Abecedário da Diversidade”. O trabalho, criado a pedido do Plaza Shopping, consiste em uma criação que apresenta didaticamente os conceitos expressos a partir das letras da sigla LGBTQIAP+.

O trabalho sofreu ataques homofóbicos nas redes sociais, o que levou o Shopping a retirar a exposição do local originalmente previsto e colocar em uma loja, o que para o artista caracteriza um gesto de censura e descaracterizava o propósito do seu trabalho artístico, ferindo seus direitos intelectuais.

Os ataques sofridos pelo artista e a consequente retirada da obra de um local de circulação motivou uma intensa onda de solidariedade e protestos nas redes sociais. Movimentos LGBTQIA+ da cidade, como o Grupo Diversidade Niterói (GDN) realizaram um protesto em frente ao shopping na última terça-feira (14).

Em nota conjunta, a Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói manifestaram seu apoio e solidariedade ao artista Diego Moura. Em um dos trechos, a nota afirma que “A Cultura de Niterói se posiciona de maneira firme em defesa da liberdade de expressão e criação artística. Ataques como estes são intoleráveis em um ambiente democrático. Nossa cidade afirma a Cultura como um Direito, e o livre exercício do fazer e do pensar artístico é elemento fundamental desta compreensão.”

Na reunião, o Secretário das Culturas e o Presidente da FAN reiteraram o compromisso da Prefeitura de Niterói com a livre manifestação artística e cultural. O artista Diego Moura propôs doar o conteúdo de sua exposição ao município, e os gestores culturais se comprometeram a viabilizar a remontagem da exposição e a criação de um calendário de circulação da obra em centros culturais e espaços públicos da cidade, com início no dia 28 de junho, quando se celebra o dia internacional do orgulho LGBT.

Além disso, Diego Moura foi convidado a conceber uma exposição para exibição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e para criar a identidade visual da parada do orgulho LGBT de Niterói, que acontecerá no mês de agosto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support